INSTALAÇÃO UNETLAB / EVE-NG

by - 11:38 PM



O que é o Unetlab / EVE-NG?

O Unified Networking Lab / Emulated Virtual Environment é um simulador de redes inovador, criado por Andrea Dainese, Network and Security Architect - CCIE #38620. Este software é uma nova geração de laboratório para simulação de redes, nele é possível emular diversos dispositivos de rede de diferentes fornecedores, como: Cisco (IOS, IOS XE, IOS XR, ASAv, vWAAS, vIOS, vIOS L2, vNAM, vWLC, ESA, WSA, NX-OS, Cisco Firepower, CSR1000V, IOL), Juniper, Dell, F5, HP, Citrix, Mikrotik, Fortinet, PfSense, Palo Alto, Aruba, Alcatel, Check Point, entre outros.




Este software é uma evolução do iou-web, onde o seu código foi reescrito do zero. Vale ressaltar que ele vem sendo utilizado pelos profissionais que buscam uma das mais altas certificações da Cisco, o CCIE, e por grandes empresas para testes em laboratório.

Mais informações em sobre a história do Unetlab: http://www.unetlab.com/

EVE-NG - http://eve-ng.net


Comparação  Unetlab x GNS3



Vamos ao que interessa, a instalação do software Unelab, para que possamos nos divertir e aprender sobre novas tecnologias na prática:

Observação: Antes de seguir as instruções abaixo, você deverá instalar o VMware Workstation em seu computador.



Download do EVE-Community

Acessar o site http://eve-ng.net, navegar até o menu download e baixar a máquina virtual .Ova do EVE-NG Community:






Importando a máquina virtual para o Vmware


Navegue até a pasta onde está o arquivo da máquina virtual que você fez o download  e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "OVA", escolha a opção "Open With VMware Workstation".




No VMware Workstation, escolha a opção "Import" para importar a máquina virtual .ova.




Habilitando Virtualização no Vmware

Após a máquina terminar de ser importada, clique com o botão direito sobre o nome da mesma e selecione "Settings", após isso clique em "Processors" e marque a opção  "Virtualize Intel VT-x/EPT or AMD-V/RVI".





Configurando a Interface de Rede 

Agora vamos configurar a parte de networking da máquina para que ela possa receber um endereço IP dinamicamente. Em "Network Adapter", verifique se as opções estão marcadas conforme abaixo:




Editando a Virtual Network

Após verificar as configurações do Network Adapter, agora iremos alterar as configurações de redes virtuais da VMware em  "Edit >> Virtual Network Editor..."



Irá abrir uma janela conforme abaixo, nela iremos configurar a servidor DHCP da VMware, caso você não tenha executado o VMware com Administrador do Windows, será necessário clicar em "Change Settings" para habiliar as opções de configurações do  DHCP.  Agora clique na VMnet8 e veja se as configurações do servidor DCHP estão conforme abaixo, vale ressaltar que o endereçamento IP pode ser diferente do mostrado neste exemplo. Agora click em "Apply" e "OK".




Agora reinicie a máquina virtual, ela deverá receber um endereço IP do servidor DHCP da VMware, conforme abaixo. A senha para acesso pelo terminal é Usuário: root e senha: eve.




Acessando a Interface Web

Agora você também já pode acessar o Emulated Virtual Environment pelo Browser do seu computador (Chrome ou Firefox), para isso digite o ip da máquina virtual no navegador da web, no meu caso é http://192.168.147.130/. O nome do usuário para acesso via http é admin e senha unl.





Atualizando o EVE-NG

Agora que o Emulated Virtual Environment  já está funcionando no VMware, temos outro passo importante a seguir que é super recomendado. Acesse a máquina virtual via terminal e execute os seguintes comandos, um de cada vez para atualizar a mesma.

Sudo apt-get update



Sudo apt-get upgrade ( no meu caso a máquina já está atualizada, logo não foi instalado nenhum upgrade).



Windows Integration Pack + IOL + Script License Generator

Finalmente o EVE-NG está funcional e atualizado, agora iremos começar a parte 2 deste tutorial, que consiste em fazer o download e instalação do WinSCP,  download  e instalação do "pacote de aplicativos para Windows" e download das imagens IOU + script phyton para gerar a licença. links abaixo:



Acessando o EVE-NG pelo WinSCP

Feito o download e instalação do WinSCP e do Windows Integratio Pack, vamos copiar as imagens do IOU para dentro da máquina virtual EVE-NG, para isto devemos abrir o WinSCP  e fazer o login com o mesmo em nossa máquina virtual. Senha: root e usuário: unl.




Feito o download e instalação do WinSCP e do Windows Integration Pack, vamos copiar as imagens do IOU para dentro da máquina virtual EVE-NG, para isto devemos abrir o WinSCP  e fazer o login com o mesmo em nossa máquina virtual. Senha: root e usuário: unl.


Já logados na máquina virtual navegaremos até o diretório /opt/unetlab/addons/iol/bin e iremos copiar os arquivos da pasta IOL que fizemos o download para dentro deste diretório. Para isto basta apenas selecionar os arquivos que estão no seu computador e arrastar para o diretório mencionado da máquina virtual que ele fará a cópia automaticamente.






Gerando a licença para IOU

Feito tudo isso, estamos quase lá, agora vamos rodar o script da licença (na imagem acima podemos reparar que existe um arquivo "iourc"), este é o arquivo da licença para que possamos rodar as imagens IOU. Iremos rodar o script python em nossa máquina virtual, assim iremos gerar um número de licença.

Acesse a máquina virtual via terminal, digite o comando cd  /opt/unetlab/addons/iol/bin para que possamos navegar até o diretório onde está o script python, digite o comando "ls" e certifique -se que o script python CiscoIOUKeygen.py está mesmo neste diretório.



Agora execute os seguintes comandos abaixo chmod 0755 CiscoIOUkeygen.py e depois python2 CiscoIOUKeygen.py para executar o script. O output será conforme o abaixo:


Crie um arquivo .txt em seu computador com o nome "iourc" com os dados da licença (Nota: o nome da sua máquina poderá ser diferente, no meu caso o nome é CISCO), e copie a mesma para dentro da sua máquina virtual com WinSCP. Após copiar o arquivo pra dentro da sua máquia virtual, no diretório /opt/unetlab/addons/iol/bin onde estão as imagens IOU, apague a extensão .txt.


                             

Após copiado para a máquina virtual, ele deverá ficar assim:



Corrigindo as Permissões de Pastas

Finalmente estamos concluindo, falta apenas um detalhe, na máquina virtual, digite o comando abaixo:


/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions


Criando um Lab Básico

Com tudo pronto, agora vamos acessar o EVE-NG pra começar a utilizar. Acesse o mesmo via Browser com o seu IP. Vamos criar um lab básico agora.


Selecione a opção "Add a new labs"




Dê um nome e versão para o seu Lab e clique em "SAVE".


O ambiente do laboratório que você criou abrirá automaticamente.

Agora vamos adicionar 2 roteadores no lab clicando em "Add an Object" e "Node".



Em template, escolha "CISCO IOL".




Em "Number of nodes to add" selecione 2 para adicionar 2 equipamentos iguais de uma só vez e em "Image", escolha uma imagem L3 e clique em SAVE.





Para fazer a conexão entre os roteadores clique sobre eles que aparecerá uma tomada, basta escolher a interfaces que deseja conectar.



Conectando os roteadores:



Inicie os roteadores clicando em "START".


Basta clicar sobre o router que o terminal irá abrir. No exemplo abaixo configurei o hostname e ip nos roteadores e executei um ping.




Pronto! Finalmente você já pode acessar o Emulated Virtual Environment via browser e começar utilizar.


Tentei adicionar aqui o máximo de detalhes possíveis que eu não encontrei na internet ao começar a utilizar esta ferramenta espetacular. Espero ter ajudado.



Um grande abraço!


Matheus Damacena CCNA | CCDA | CCNP

You May Also Like

73 Comments

  1. Respostas
    1. Cara, muito bom o artigo e o EVE então, fantástico. Consigo colocar em um unico Lab, WLC, ISE e Routers Cisco .
      https://ipsla.blogspot.com/logout?d=https://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID%3D8210008333696870269%26postID%3D8634704198654004374

      Excluir
    2. Olá Diego!
      Só lembrando que pra rodar todos esses equipamentos no EVE-NG tu vai precisar instalar ele em um servidor com recursos de memória e processador o suficiente.

      Excluir
  2. Olá Matheus, só estou tendo um problema. Segui todos os passos e consegui criar um projeto teste, tal qual o tutorial. No entanto não abre o terminal ao cricar no router.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leandro, conforme conversamos no Facebook você já conseguiu resolver o problema. Vou postar mais algumas imagens IOU para que o pessoal possa fazer download e testar, se conseguir alguma diferente da que eu disponibilizei peço que compartilhe conosco.

      Excluir
    2. Leandro, como resolveu o seu problema?

      Excluir
    3. Olá Leandro verifique se você exluiu o ".txt" do arquivo com informações da licença. É preciso exluir e deixar só o nome do arquivo.

      Excluir
    4. Olá pessoal! Estou com o mesmo problema do Leandro, segui todos os passos, tudo ok. Porém não consigo acessar o terminal dos Appliances. Nem Router, Switch, ou qualquer outro. Tento efetuar o Start dos equipamentos, mas não consigo, motivo provável de não conseguir acessar a CLI dos mesmos. Alguém sabe como solucionar esse problema? verifiquei a questão do .txt mas também não é isso.

      Excluir
    5. Olá Marcos, Tudo bem?
      Você instalou o windows integration pack com as ferramentas necessárias para acesso aos equipamentos no EVE-NG?
      Sugiro que revise o passo-a-passo pra ver se não esqueceu algo. Se o erro persistir nos avise.

      Excluir
    6. Olá Pessoal,
      Estou com o mesmo problema do Leandro, não abre o terminal. Segui todos os passos conforme documento. Alguém conseguiu resolver?

      Excluir
    7. Ola Pessoal, estou com o mesmo problema do Marcos Oliveira. Segui todos os passos do tutorial e ao iniciar o lab e dar play no equipamento, náo consigo abrir a console e o fica um icone quadrado de stop mesmo tendo pressionado o play. Fiz a instalacao de todo pack windows e dos IOL inclusive os novos. O que pode ser?

      Excluir
  3. Sem palavras para agradecer pelo empenho e tempo em produzir este material. Muito obrigado. Valeu mano, continue assim compartilhando conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Post, parabéns!!!

    Temos um curso de UNETLAB disponível para compra no site: http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2017/01/curso-unetlab-laboratorios-avancados.html

    ResponderExcluir
  5. Muito boa iniciativa Matheus parabéns... To tendo alguns problemas, mas vou chegar em casa e seguir passo a passo e vai funcionar. quando eu coloco a imagem de um juniper no client e dou um start ele inicia, fica uns 10 segndos e cai !

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa e pelo excelente material!
    Se for possível, gostaria que tirasse uma dúvida. Ao adicionar o router com sua IOS (CISCO IOL), ele inicia o console imediatamente, devo clicar em algum lugar ou criar um startup-config para ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio,
      Primeiramente obrigado pelo feedback. Quando adicionamos um host IOL no eve-ng/unetlab temos que clicar com o botão direito e dar o start no equipamento pois ele não inicia sozinho. A startup-config é criada automaticamente, mas você tem a opção de pré-carregar uma também!

      Excluir
  7. Não estou conseguindo iniciar imagens do qemu. Alguém faz idéia do que possa ser? Ligo, o ícone fica azul mas logo apaga. Os iol e dynamips funciona legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!
      Qual equipamento você está tentando emular?
      1-Verifique se a opção "Virtualize Intel VT-x/EPT or AMD-V/RVI" está marcada no VmWare.
      2-Você executou o comando "/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions" depois de adicionar a máquina virtual qemu ao EVE-NG?

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá boa noite, estou enfrentando o mesmo problema, clico em start e o ícone fica azul, logo em seguida fica cinza, a opção do processador esta habilitada e dei o comando das permissões, encontrei uma dica na internet de dar permissões na pasta /tmp fiz também mas mesmo assim não inicia a o router.

      Excluir
    3. Olá André, pode ser que você não tenha alterado o nome do arquivo conforme o passo 14.

      Excluir
  8. Seu artigo me deu uma tremenda ajuda, vlw mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Excelente 'how-to', consegui rodar a imagem de um c3725 e também essas linux que estão na pasta IOL do Drive.
    Me aventurando, tentei rodar uma imagem isr4300 e ao iniciar ele fica azul por alguns segundos e novamente volta a cinza... não está funcionando.
    Alguém tem ideia se é possível emular uma imagem como essa? Como fazer?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Boa noite!
    Não é possível emular a imagem dos roteadores IRS4k no dynamips. É possível rodar o IOS XE no qemu utilizando a imagem do roteador CSR1000v.

    Espero ter ajudado!!

    Abraço!

    Matheus

    ResponderExcluir
  11. caracas era isso que eu estava procurando, vou tentar criar o lab aqui vlw matheus Bom Trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Otimo trabalho Matheus Damacena, muito show
    só estou com uma dúvida do amigo leandro que o router não abre para realizar configuração.
    Como devo proceder ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian, você chegou a instalar o Windows Integration pack? O que acontece mais especificamente? O roteador fica um tempo ligado e depois desliga???

      Excluir
    2. Boa tarde, Matheus.

      Estou com esse problema de liga e desliga em seguida.

      Ainda estou pesquisando sobre mas se puder me adiantar algo que possa estar causando isso, agradeceria bastante.

      Att,

      Jairo Fernandes

      Excluir
    3. Olá Jairo, verifique se a licença IOURC está aplicada corretamente, revise o passo-a-passo. Se o problema for com imagens qemu, verifique se a opção de virtualização está marcado na VMWARE:
      1-Verifique se a opção "Virtualize Intel VT-x/EPT or AMD-V/RVI" está marcada no VmWare.
      2-Você executou o comando "/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions" depois de adicionar a máquina virtual qemu ao EVE-NG?

      Abraço!

      Matheus

      Excluir
  13. Bom dia Matheus td bem com vc? Bom dia a tds do Blog.

    Prezado estou tendo dois problemas, e gostaria de ver se vc pode me ajudar? Primeiro problema - Tenho uma VMware ESXI,6.0.0, e estou com dificuldade de fazer uma lab por exemplo: Colocar uma Asa falando direto com a internet,(Fazer a amarração das Pnets, com o lab), a maioria do pessoal na internet faz essa simulação com VWm workistation, e ele é direfente do EXSI, ja verifiquei que muitas pessoas tem essa mesma dificuldade.
    2 - Duvida - Se Alguem tem uma versão de quemu que roda Autonomo-system: Exemplo tenho um cenario que tenho 5 routers, configurado como rede Mpls, e três empresas falando eigrp. Já configurei as empresas no prcesso eigrp1, na nuvem esta rodando Mpls, Ospf, ibgp, porem preciso fazer com as tres empresas se conversem sem colocar outra protocolo de roteamento na nuvem Mpls, para isso criei uma vrf e dentro da Vrf, coloquei o Adress-family, e dentro do address-Family, tenho q rodar o autonomo-system, mas as versões de quemu que eu tenho, não roda esse comando.Pesquisei em alguns foruns e verifiquei q alguem cita que a versão rodam esse comando, um exemplo é colocar pr rodar um cisco 3560 que tenho no lab, só que ele é muito pesado e os recursos de hardware são muito pouco. Agradeço a ajuda. Meu contato biramachado_2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Sensacional Matheus!!! Obrigado por compartilhar suas experiências.

    ResponderExcluir
  15. Sensacional!! Muito obrigado!!
    Consegui rodar tudo mas quando inicio o Router ele passa pra azul e depois volta pra cinza. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Fala Matheus,

      Eu segui exatamente esses passos, mas nada ainda.

      mas obrigado pelas respostas aí,

      att,

      Jairo Fernandes

      Excluir
    3. Leonardo Moura, o seu problema é muito simples cara, provavelmente o VT-X não encontra-se habilitado no VM, desligue a maquina vai em settings depois processors e clica na caixinha Virtualize Intel VT-x.
      Espero ter ajudado.
      Se poderes me enviar a imagem do ACS agradeceria imenso estou a precisar para um trabalho de escola.
      mauropitmau@gmail.com

      Excluir
  16. como faço pra usar o winbox tenho o vnc mais parece que esta faltando algum arquivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será necessário encontrar uma imagem qemu para emular no eve-ng. Veja a lista de imagens suportadas no eve-ng:
      http://www.eve-ng.net/index.php/documentation/supported-images

      Excluir
  17. Bom dia Pessoal,

    Por favor, estou tentando configurar o asa no eve, mais não estou conseguindo? Alguém pode me ajudar, os roteadores e Swicth eu já consegui, incluindo o telnet.

    Att,

    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!
      Verifique se você marcou a opção de virtualização no VMWARE:
      1-Verifique se a opção "Virtualize Intel VT-x/EPT or AMD-V/RVI" está marcada no VmWare.
      2-Você executou o comando "/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions" depois de adicionar a máquina virtual qemu ao EVE-NG?
      3- Verifique se o seu computador tem recurso o suficiente para emular o ASAv.

      Excluir
  18. Com o template IOL tudo ok, grato pelo tutorial, muito bom. !
    Os demais templates fora o iol como faço para liberar.?
    Gostaria de emular ios asr1002 xe e xr, é possivel. ?
    2-Você executou o comando "/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions" depois de adicionar a máquina virtual qemu ao EVE-NG?
    Como adiciona a maquina virtual gemu ai eve-ng ?

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Você pode emular o IOS XE utilizando a imagem do roteador CSR1000V. Para emular o IOS XR você precisará de uma imagem XRv Cisco router ou XRv 9000 Cisco router. Pra isso você vai precisar de uma imagem oficial da Cisco.
    http://eve-ng.net/index.php/documentation/images-table.
    Aqui no blog tem um tutorial com o passo-a-passo para adicionar uma imagem qemu do IOS-XR no eve-ng. Você Também pode encontrar essa imagem no site do eve-ng:
    http://eve-ng.net/index.php/documentation/howto-s/63-howto-add-cisco-xrv

    Abraço!

    Matheus Damacena

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo post ! Tudo funcionando perfeito! Agora é aprofundar-se no EVE-NG e poder utilizar todas as imagens baixadas.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Matheus sem palavras para agradecer...nos encontramos nas estradas da vida.

    ResponderExcluir
  22. Boas Galera! Alguem teev problema com o Vyos viatta? tenho as 3 versões e tenho os seguinte problema:
    identificação interfaces : começa da eth2 de vez da eth0 e quando simulo com vários routers não dá...
    E as vezes eth4 dá com eth5 e reinicio depois não dá...

    ResponderExcluir
  23. Olá. Bacana d+. Porém, uma dúvida. Os arquivos estão atualizados conforme suas imagens? Estou com receio de estarem faltando alguns. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, novamente parabéns pela rápida correção. Mas ou eu sou muito burro ou não atualizou os arquivos na pasta compartilhada e/ou zip. Como devo proceder?

      Excluir
  24. segue https://www.youtube.com/watch?v=7ToRnfiHG80

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal, estou tentando baixar o windows integration package porém está dando link inválido. Alguém consegue me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Já aconteceram com vocês? O switch não sai da tela de boot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refaz os procedimentos acima. Em caso de repetição apaga a imagem e faça download

      Excluir
  27. Olá pessoal, me desculpem por ter sumido um pouco do blog, tenho muitas novidades para compartilhar. Assim que eu tiver um tempinho irei atualizar este blog, fiquei muito feliz em ver todo mundo interagindo por aqui, sinal que o blog está vivo hahaha.

    ResponderExcluir
  28. boas Mateus

    os teus postes são muito bons. eu gostaria que podesses adicionasses nos teus postes como adicionar um PC, um server para que pessoas leigas e iniciantes possam ter o minimo para um lab.

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  29. Ola, Segui conforme tutorial, porem ao executar o comando "/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions" o mesmo retorna assim:
    Feb 14 09:03:11 Feb 14 09:03:11 ERROR: Unlicensed

    Consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Washington, talvez você tenha feito o download da versão "paga" do EVE-NG (EVE-NG Professional). Use a versão community.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Prezado, primeiramente parabéns pelo post e explicações. Sei que não e o objetivo do post, relacionado a minha dúvida. Eu estou simulando um LAB Mikrotik, failover com 3 links de internet, porém, em minha residência eu possuo somente um link e o mesmo entrega configuração de IP para minhas 3 NETWORKS simuladas no EVE-NG (Cada Interface do Mikrotik pegando IP diferentes), por DHCP Client. Com um LINK estava blz, ao adicionar o segundo link que esta na interface eth2 e configurar ROTA, NAT para as duas interface no qual ambas estão em uma lista de interfaces (as Duas que recebem IP via DHCP Client). Ao simular a queda de um LINK funciona ativação do Segundo link, porém conexão que e bom não. Eu consigo fazer essa LAB apenas possuindo um LINK Real em minha residência?

    ResponderExcluir
  32. Muito bom!!!
    Permita agregar com uma solução que encontrei para alterar o endereço IP do EVE-NG, após a mudança de DHCP no VMware Workstation:
    root@eve-ng:# rm -f /opt/ovf/.configured
    root@eve-ng:# reboot

    ResponderExcluir